quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Mumuru A Estrela dos Lagos (Munduruku)



Mumuru
A Estrela dos Lagos
(Munduruku)

          Maraí, uma jovem e bela índia, amava muito a natureza. Passava seus dias a brincar perto do lago, tornando-se a companheira e melhor amiga dos peixes, das aves, e dos outros animais. À noite, ficava a contemplar a chegada da Lua e das estrelas.
          Nasceu-lhe, então, um forte desejo de tornar-se também uma estrela. Perguntou ao pai como surgiam aqueles pontinhos brilhantes no céu e, com grande alegria, veio, a saber, que Jacy, a Lua, ouvia os desejos das moças e, ao se esconder atrás das montanhas, transformava-as em estrelas.
          A partir desse instante, todas as noites Maraí esperava pela Lua, suplicando que a levasse para o céu bem no alto.
          Muitos dias se passaram sem que a jovem realizasse seu sonho. Resolveu aguardar a chegada da Lua junto aos peixes do lago. Assim que esta apareceu, Maraí encantou-se com sua imagem refletida na água, sendo atraída para dentro do lago, de onde não mais voltou.
          A pedido dos peixes, pássaros e outros animais, Maraí não foi levada para o céu. Jacy transformou-a numa bela planta, ganhando o nome de Mumuru, a vitória- régia. Ela vive nos lagos e rios da Amazônia. Sua flor se abre sempre à meia noite e tem o formato de uma estrela. Assim, a linda jovem tornou-se rainha da noite, a estrela dos lagos, a enfeitar ainda ais a natureza com sua beleza e seu perfume.

Fonte: Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros/Waldemar Andrade e Silva.


Abraço de luz!

 Carmem de Vasconcellos


Nenhum comentário:

Postar um comentário